quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Material Para Tatuagem com registro na Anvisa

Irei tentar explicar um pouco o que se refere à lei da ANVISA.

Primeiramente o que é a lei.

A lei serve para fiscalizar estúdios e fornecedores ou fabricantes de equipamentos para tatuagem no Brasil, bom o porquê disso???

Eu particularmente participei de três reuniões com a ANVISA no ano de 2008 e 2009 a respeito da lei para produtos para tatuagem

Esta lei foi feita por alguns motivos que são fáceis de ver, como o aumento de pessoas tatuadas e o aumento de pessoas que fazem tatuagem. Com este aumento acabou banalizando a nossa grandiosa arte e fazendo dela virar algo totalmente comercial, mais a questão comercial já era de se esperar, como o nosso país é capitalista não mudaria isso e este lado comercial iria chegar mais cedo ou mais tarde é algo inevitável.

Mais o que é a lei ela estipula que qualquer material que seja vendido ou usado em pessoas precisa do registro da ANVISA, atestando que este material é próprio para o uso em humanos

Aonde não causará nenhum dano a pessoal que utilizar estes produtos, no caso quem pratica a arte e quem irá recebê-la.

No caso das tintas hoje no mundo está um negocio muito serio , pois em alguns países não nenhum tipo de fiscalização em torno disso e os pigmentos são feitos de qualquer maneira e este de qualquer maneira que mora o perigo , eu já recebi lote de tinta que com certeza eu sabia que este produto não era de uma qualidade boa , pois com certeza era falsificado , mais reconhecer um produto falsificado antes de usar é muito difícil , vc só descobre o que é assim que usa e o problema aparece , bom se o problema for só despigmentação da é tranqüilo mais quando o problema é uma má cicatrização e até rejeição da tinta causando uma queloide ai o problema é mais serio , pigmentos falsificados ou com carga toxica muito alta pode dar até necrose da pele , que é a morte do tecido e ai a pessoa precisará de um medico para o tratamento.

Hoje para se obter o registro das tintas , precisa fazer uma serie de teste para avaliar a condição da fabrica e do pigmento , se o que possuem dentro do tubo pode ser colocado na pele sem dano a saúde.

Poxa penso eu que é a melhor coisa que poderia acontecer , pois agora sabemos realmente o que tem na tinta e com o que ela é feito e não precisa mais ficar falando coisas que não tinha idéia .

Sobre maquinas , biqueiras , agulhas é só a constatação do aço e se as agulhas foram soldadas em estanho de prata , pois o estanho normal pode causar câncer na pele , muita gente não sabe mais no ato de se tatuar , pode acontecer de sair pequenas partículas de estanho da solda e este ter contato com a pele do cliente , no caso sendo o de prata sem nenhum problema , mais outro pode dar desde alergias até a rejeição do pigmento.

No caso a lei estipula um controle de qualidade para os equipamento de tatuagem aonde se vc for usar os materiais registrado saberá que é de qualidade e não terá problema , caso haja algum problema , a culpa poderá cair sobre o fabricante , caso a culpa seja dele.

Mais ai vem a pergunta , pó mais eu gosto de usar tal marca de tinta , não poderei mais????bom no momento não mais isso nos podemos mudar isso , pois os fabricantes e importadores podem pedir os registro de qualquer marca de tinta entre nacional ou importada , não fica limitado somente as que já obtiveram registro , creio que a concorrência poderá ser boa para nos profissionais que usamos certos materiais e isso com o tempo irá mudar .

No inicio tudo é mais difícil de adaptar mais isso só mostrará que estamos indo par o profissionalismo e com seriedade e isso é maravilhoso, pois eu quero me aposentar como tatuador e quero ter orgulho de dizer que sou tatuador profissional e hoje podemos dizer isso, pois nosso material agora é profissional autorizado, não que antes não era, mais um selo de qualidade é sempre bom .

Bom espero ter ajuda em algo , mais caso tenham dúvida me escrevam que tentarei responder a sua dúvida.

No mais vamos trabalhar corretamente e mostrar que a arte da tatuagem é pra vida toda

Abraços

Boreu