quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Tintas para Tatuagens. Conheças as registradas na ANVISA.
Mais hoje eu quero falar sobre as tintas que hoje no Brasil estão legalizadas.
Conforme a foto :
Eletric Ink
Starbrite Colors
Iron Works.
Não irei falar de qualidade de nenhuma delas , pois eu uso as três e gosto bastante de todas.
Mais o que eu quero falar e sobre outras tintas que estão no mercado sem estar legalizadas.
Também não quero falar de qualidade se são boas ou não. O que eu quero falar é que algumas tintas hoje sendo vendidas no Brasil , estão cometendo um crime , não para eles e sim para os tatuadores que estão comprando este tipo de pigmento.
Bom o que ocorre , existe pigmentos que estão sendo vendidos como sendo tinta para artesanato , imprópria para uso em tatuagem.
No rotulo deste pigmentos tem a seguinte frase "TINTA PARA ARTESANATO" e na verdade este material é para tatuagem , o que estão fazendo é burlando a lei da ANVISA, onde todo material para tatuagem tem ter registro na Anvisa e precisa seguir uma série de normas de higiene.
Fazendo isso os produtores deste material , não precisam passar por testes de toxicidade e nenhum teste para produzir este material. Não estou dizendo que as tintas sendo vendidas desta forma não segue um padrão de qualidade , mais que eles podem ficar mais sossegados e não gastarem com isso é fácil.
Mais o que acontece com o tatuador se ele for pego em seu estúdio , usando este tipo de material , é constituído crime contra a saúde pública e pode até dar cadeia e ele terá seu estabelecimento fechado e multado , resumindo o cara ta bem enrolado.
E sabe o que acontece com quem vendeu este material , "NADA" , pois o mesmo está impresso no rótulo "TINTA PARA ARTESANATO" e ai ele se safa e vc que usou o material se deu mal.
Não quero aqui crucificar quem está vendendo o material desta forma , mais isso é sacanagem , eu vi como os produtores se esforçaram para conseguir registrar seu produto e tempo e dinheiro empregado nisso , para chegar uma meia dúzia de pessoas e passar por cima disso tudo. Isso é sacanagem.
Aqui eu não vou citar quais são as marcas , mais é fácil de vc tatuador se proteger , quando for comprar material para o seu estúdio , veja se este produto está registrado na ANVISA, procure no rótulo se este produto contém o registro , é fácil de ver está bem lá é só olhar.
Sabe eu queria poder trabalhar com as tintas que eu sempre gostei de usar que eram Mick Sharps e National , mais não as uso mais , pois se tem uma legislação que agora pode nos ajudar e nos proteger de produtos falsificados eu prefiro seguir ela e dar uma garantia de qualidade e saúde aos meus clientes.
Evite transtorno para vc e seu estabelecimento use o que está registrado e vc terá bons trabalhos e sem dor de cabeça.
Essa é minha opinião sobre isso tudo. se caso eu deixei de colocar alguma marca de tinta que já possui o seu registro , é só me enviarem que acrescento aqui .
Bom é isso , um grande abraço a todos e boas tattoos sempre.
Boreu
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Material Para Tatuagem com registro na Anvisa

Irei tentar explicar um pouco o que se refere à lei da ANVISA.
Primeiramente o que é a lei.
A lei serve para fiscalizar estúdios e fornecedores ou fabricantes de equipamentos para tatuagem no Brasil, bom o porquê disso???
Eu particularmente participei de três reuniões com a ANVISA no ano de 2008 e 2009 a respeito da lei para produtos para tatuagem
Esta lei foi feita por alguns motivos que são fáceis de ver, como o aumento de pessoas tatuadas e o aumento de pessoas que fazem tatuagem. Com este aumento acabou banalizando a nossa grandiosa arte e fazendo dela virar algo totalmente comercial, mais a questão comercial já era de se esperar, como o nosso país é capitalista não mudaria isso e este lado comercial iria chegar mais cedo ou mais tarde é algo inevitável.
Mais o que é a lei ela estipula que qualquer material que seja vendido ou usado em pessoas precisa do registro da ANVISA, atestando que este material é próprio para o uso em humanos
Aonde não causará nenhum dano a pessoal que utilizar estes produtos, no caso quem pratica a arte e quem irá recebê-la.
No caso das tintas hoje no mundo está um negocio muito serio , pois em alguns países não nenhum tipo de fiscalização em torno disso e os pigmentos são feitos de qualquer maneira e este de qualquer maneira que mora o perigo , eu já recebi lote de tinta que com certeza eu sabia que este produto não era de uma qualidade boa , pois com certeza era falsificado , mais reconhecer um produto falsificado antes de usar é muito difícil , vc só descobre o que é assim que usa e o problema aparece , bom se o problema for só despigmentação da é tranqüilo mais quando o problema é uma má cicatrização e até rejeição da tinta causando uma queloide ai o problema é mais serio , pigmentos falsificados ou com carga toxica muito alta pode dar até necrose da pele , que é a morte do tecido e ai a pessoa precisará de um medico para o tratamento.
Hoje para se obter o registro das tintas , precisa fazer uma serie de teste para avaliar a condição da fabrica e do pigmento , se o que possuem dentro do tubo pode ser colocado na pele sem dano a saúde.
Poxa penso eu que é a melhor coisa que poderia acontecer , pois agora sabemos realmente o que tem na tinta e com o que ela é feito e não precisa mais ficar falando coisas que não tinha idéia .
Sobre maquinas , biqueiras , agulhas é só a constatação do aço e se as agulhas foram soldadas em estanho de prata , pois o estanho normal pode causar câncer na pele , muita gente não sabe mais no ato de se tatuar , pode acontecer de sair pequenas partículas de estanho da solda e este ter contato com a pele do cliente , no caso sendo o de prata sem nenhum problema , mais outro pode dar desde alergias até a rejeição do pigmento.
No caso a lei estipula um controle de qualidade para os equipamento de tatuagem aonde se vc for usar os materiais registrado saberá que é de qualidade e não terá problema , caso haja algum problema , a culpa poderá cair sobre o fabricante , caso a culpa seja dele.
Mais ai vem a pergunta , pó mais eu gosto de usar tal marca de tinta , não poderei mais????bom no momento não mais isso nos podemos mudar isso , pois os fabricantes e importadores podem pedir os registro de qualquer marca de tinta entre nacional ou importada , não fica limitado somente as que já obtiveram registro , creio que a concorrência poderá ser boa para nos profissionais que usamos certos materiais e isso com o tempo irá mudar .
No inicio tudo é mais difícil de adaptar mais isso só mostrará que estamos indo par o profissionalismo e com seriedade e isso é maravilhoso, pois eu quero me aposentar como tatuador e quero ter orgulho de dizer que sou tatuador profissional e hoje podemos dizer isso, pois nosso material agora é profissional autorizado, não que antes não era, mais um selo de qualidade é sempre bom .
Bom espero ter ajuda em algo , mais caso tenham dúvida me escrevam que tentarei responder a sua dúvida.
No mais vamos trabalhar corretamente e mostrar que a arte da tatuagem é pra vida toda
Abraços
Boreu
