Mostrando postagens com marcador material para tatuagem com registro na anvisa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador material para tatuagem com registro na anvisa. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tintas para Tatuagens. Conheças as registradas na ANVISA.

Ola a todos que passam por aqui , estou a um bom tempo sem escrever , pois eu acabei usando o meu tempo para responder os inúmeros comentários que me enviaram e também fiquei enrolado na loja.

Mais hoje eu quero falar sobre as tintas que hoje no Brasil estão legalizadas.

Conforme a foto :
Eletric Ink


Starbrite Colors


Iron Works.

Não irei falar de qualidade de nenhuma delas , pois eu uso as três e gosto bastante de todas.
Mais o que eu quero falar e sobre outras tintas que estão no mercado sem estar legalizadas.
Também não quero falar de qualidade se são boas ou não. O que eu quero falar é que algumas tintas hoje sendo vendidas no Brasil , estão cometendo um crime , não para eles e sim para os tatuadores que estão comprando este tipo de pigmento.

Bom o que ocorre , existe pigmentos que estão sendo vendidos como sendo tinta para artesanato , imprópria para uso em tatuagem.

No rotulo deste pigmentos tem a seguinte frase "TINTA PARA ARTESANATO" e na verdade este material é para tatuagem , o que estão fazendo é burlando a lei da ANVISA, onde todo material para tatuagem tem ter registro na Anvisa e precisa seguir uma série de normas de higiene.

Fazendo isso os produtores deste material , não precisam passar por testes de toxicidade e nenhum teste para produzir este material. Não estou dizendo que as tintas sendo vendidas desta forma não segue um padrão de qualidade , mais que eles podem ficar mais sossegados e não gastarem com isso é fácil.

Mais o que acontece com o tatuador se ele for pego em seu estúdio , usando este tipo de material , é constituído crime contra a saúde pública e pode até dar cadeia e ele terá seu estabelecimento fechado e multado , resumindo o cara ta bem enrolado.

E sabe o que acontece com quem vendeu este material , "NADA" , pois o mesmo está impresso no rótulo "TINTA PARA ARTESANATO" e ai ele se safa e vc que usou o material se deu mal.

Não quero aqui crucificar quem está vendendo o material desta forma , mais isso é sacanagem , eu vi como os produtores se esforçaram para conseguir registrar seu produto e tempo e dinheiro empregado nisso , para chegar uma meia dúzia de pessoas e passar por cima disso tudo. Isso é sacanagem.

Aqui eu não vou citar quais são as marcas , mais é fácil de vc tatuador se proteger , quando for comprar material para o seu estúdio , veja se este produto está registrado na ANVISA, procure no rótulo se este produto contém o registro , é fácil de ver está bem lá é só olhar.

Sabe eu queria poder trabalhar com as tintas que eu sempre gostei de usar que eram Mick Sharps e National , mais não as uso mais , pois se tem uma legislação que agora pode nos ajudar e nos proteger de produtos falsificados eu prefiro seguir ela e dar uma garantia de qualidade e saúde aos meus clientes.

Evite transtorno para vc e seu estabelecimento use o que está registrado e vc terá bons trabalhos e sem dor de cabeça.

Essa é minha opinião sobre isso tudo. se caso eu deixei de colocar alguma marca de tinta que já possui o seu registro , é só me enviarem que acrescento aqui .

Bom é isso , um grande abraço a todos e boas tattoos sempre.

Boreu

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Material Para Tatuagem com registro na Anvisa

Irei tentar explicar um pouco o que se refere à lei da ANVISA.

Primeiramente o que é a lei.

A lei serve para fiscalizar estúdios e fornecedores ou fabricantes de equipamentos para tatuagem no Brasil, bom o porquê disso???

Eu particularmente participei de três reuniões com a ANVISA no ano de 2008 e 2009 a respeito da lei para produtos para tatuagem

Esta lei foi feita por alguns motivos que são fáceis de ver, como o aumento de pessoas tatuadas e o aumento de pessoas que fazem tatuagem. Com este aumento acabou banalizando a nossa grandiosa arte e fazendo dela virar algo totalmente comercial, mais a questão comercial já era de se esperar, como o nosso país é capitalista não mudaria isso e este lado comercial iria chegar mais cedo ou mais tarde é algo inevitável.

Mais o que é a lei ela estipula que qualquer material que seja vendido ou usado em pessoas precisa do registro da ANVISA, atestando que este material é próprio para o uso em humanos

Aonde não causará nenhum dano a pessoal que utilizar estes produtos, no caso quem pratica a arte e quem irá recebê-la.

No caso das tintas hoje no mundo está um negocio muito serio , pois em alguns países não nenhum tipo de fiscalização em torno disso e os pigmentos são feitos de qualquer maneira e este de qualquer maneira que mora o perigo , eu já recebi lote de tinta que com certeza eu sabia que este produto não era de uma qualidade boa , pois com certeza era falsificado , mais reconhecer um produto falsificado antes de usar é muito difícil , vc só descobre o que é assim que usa e o problema aparece , bom se o problema for só despigmentação da é tranqüilo mais quando o problema é uma má cicatrização e até rejeição da tinta causando uma queloide ai o problema é mais serio , pigmentos falsificados ou com carga toxica muito alta pode dar até necrose da pele , que é a morte do tecido e ai a pessoa precisará de um medico para o tratamento.

Hoje para se obter o registro das tintas , precisa fazer uma serie de teste para avaliar a condição da fabrica e do pigmento , se o que possuem dentro do tubo pode ser colocado na pele sem dano a saúde.

Poxa penso eu que é a melhor coisa que poderia acontecer , pois agora sabemos realmente o que tem na tinta e com o que ela é feito e não precisa mais ficar falando coisas que não tinha idéia .

Sobre maquinas , biqueiras , agulhas é só a constatação do aço e se as agulhas foram soldadas em estanho de prata , pois o estanho normal pode causar câncer na pele , muita gente não sabe mais no ato de se tatuar , pode acontecer de sair pequenas partículas de estanho da solda e este ter contato com a pele do cliente , no caso sendo o de prata sem nenhum problema , mais outro pode dar desde alergias até a rejeição do pigmento.

No caso a lei estipula um controle de qualidade para os equipamento de tatuagem aonde se vc for usar os materiais registrado saberá que é de qualidade e não terá problema , caso haja algum problema , a culpa poderá cair sobre o fabricante , caso a culpa seja dele.

Mais ai vem a pergunta , pó mais eu gosto de usar tal marca de tinta , não poderei mais????bom no momento não mais isso nos podemos mudar isso , pois os fabricantes e importadores podem pedir os registro de qualquer marca de tinta entre nacional ou importada , não fica limitado somente as que já obtiveram registro , creio que a concorrência poderá ser boa para nos profissionais que usamos certos materiais e isso com o tempo irá mudar .

No inicio tudo é mais difícil de adaptar mais isso só mostrará que estamos indo par o profissionalismo e com seriedade e isso é maravilhoso, pois eu quero me aposentar como tatuador e quero ter orgulho de dizer que sou tatuador profissional e hoje podemos dizer isso, pois nosso material agora é profissional autorizado, não que antes não era, mais um selo de qualidade é sempre bom .

Bom espero ter ajuda em algo , mais caso tenham dúvida me escrevam que tentarei responder a sua dúvida.

No mais vamos trabalhar corretamente e mostrar que a arte da tatuagem é pra vida toda

Abraços

Boreu