sábado, 4 de outubro de 2008

TATUAGEM VS . PRECONCEITO !!!!!

NÃO AO PRECONCEITO !!!!!!!!!!!!!!!

Tatuagem é forma de Livre Arbítrio e de Expressão Artística

Quando decidi escrever sobre esse tema, eu resolvi dividir essa matéria em dois tópicos .. um que trata o lado comportamental e até espiritual e outro tratando do lado técnico, para este tópico pedi ao Boréu, um dos tatuadores mais experientes e competentes que conheço para dar seu parecer.

A Tatuagem, exercendo o Livre Arbítrio

A tatuagem nos dias atuais , já é uma arte muito divulgada e difundida, e como arte está “quase” livre de rotulações, é evidente que ainda existam pessoas preconceituosas (ou mentes retrógradas) que não entendem e rotulam as pessoas tatuadas de “Loucos” ou “Insensatos”, gostaríamos muito que pessoas como estas que infelizmente tem o preconceito como estilo de vida, conhecessem mais o que é a tatuagem , os tatuadores e muito mais os “tatuados”.

O Jornalista da matéria que comparou a tatuagem com câncer de pele foi, no mínimo, infeiz com suas palavras , ele rotula a tatuagem como “hábito nefasto”, no meu entender hábito nefasto é roubar, matar, abusar de outros. Nós , os “tatuados” não somos esses monstros que a matéria pinta.

Chego a rir quando leio uma frase como “moderna geração – esta pobre geração sem expectativas de viver bem”, amigos ...desde quando qualidade de vida tem a ver com a pessoa ter ou não uma tatuagem, como pastor digo a vocês que a palavra de Deus não me limita a um padrão visual.

Como cristão tenho parâmetros que me guiam o meu comportamento e no meu viver, lembram do “Amar ao próximo como a mim mesmo”, esse mandamento tem tudo a ver com respeito e caráter.

Algum New-Fariseu pode vir com um texto do livro de Levítico que diz que não podemos marcar o corpo, mas não existe texto sem o contexto e esse texto fala no ritual ( bem tribal) de Marcar o corpo em homenagem aos mortos, e isso eu também não concordo e não faço, mas longe de mim execrar as pessoas por isso.

Maior infelicidade ainda foi quando o jornalista (nem me lembro o nome dele, caiu no esquecimento) cita que a culpa dos jovens s tatuarem fica por conta do fracasso das instituições ( família e estado) e da educação, Deus !!! Quantas palavras jogadas ao vento...

Meus amigos, no meu caso, a tatuagem foi uma opção de ter um belo desenho junto ao meu corpo a todo o tempo, tenho os dois braços tatuados com símbolos cristãos, e uso estes desenhos para evangelizar.

Tenho 45 anos, sou um pai de família, pós graduado, pastor e profissional da área de informação.ahh venho de uma família sólida e amorosa ...
Para nossa “Tribo” a galera tatuada, só posso dizer que não devemos nos abater e temos que, com sensatez, mostrar como a nossa arte é feita, e com isso mostraremos a população e a pessoas preconceituosas e de caráter fraco que temos qualidade e personalidade no que fazemos e no que pensamos.

Deus abençoe a todos

Pr. André L. Fernandes
andre@esquadraodecristo.com.br


Tatuagem, uma forma de Expressão Artística

No Brasil a busca pela excelência e pela qualidade é uma verdade para os profissionais tatuadores, os que são sérios e competentes, no mundo a fora os materiais de trabalho já são regulamentados pelos órgãos de saúde, nos ESTADOS UNIDOS e na EUROPA a profissão de tatuador já é regulamentada.

Hoje no Brasil os estúdios de tatuagem já podem contar com o Setap-BR, que é o sindicato dos tatuadores , um órgão voltado para ajudar os profissionais sobre regulamentações , saúde, materiais de qualidade e cursos para se aperfeiçoarem.

Hoje também contamos com o que á de melhor em material de altíssima qualidade para procedimento em tatuagem , nossos estúdios , são dotados de autoclave , ultra-som e incubadora para se fazer a esterelização do material , as agulhas e tintas são individuais e não causam mal a saúde pois são feitas de materiais atoxicos , já existem no Brasil fabricas que a partir do ano que vem estarão trabalhando com o certificado da ANVISA.

Todo profissional em tatuagem trabalha com E.P.I que é equipamento de proteção individual , para procedimento , a assepsia e total. Buscando sempre não causar dano a saúde dos adeptos desta arte.

Tatuagem é arte , a nossa arte é umas das mais belas que existem , pois ela é viva ela respira , ela anda , ela se expressa, ela tem forma e é algo maravilhoso e é claro... pode chocar tambem , por que não????

A arte choca as vezes , isso é do ser humano , o ser humano choca por natureza e dai vem a arte , e a tatuagem não fica atrás , No Brasil e no Mundo existem diversos artistas excelente e maravilhosos que enchem os nossos olhos com seus trabalhos lindos e belos.

É ilógico desqualificar esta arte milenar sem antes se informar e buscar entender o melhor do segmento. .

Entendo que existem bons profissionais e também os maus, como em todas as profissões , depende das pessoas a escolha de um bom serviço e isso se aplica a médicos , dentistas e mecânicos entre outros.

Um bom trabalho de tatuagem não é algo simples ou fácil de se fazer, um bom profissional estuda , trabalha , corre atrás para se torna o que é , ele simplesmente não aparece do nada.

Por isso temos que ser respeitados como seres humanos, somos trabalhadores e pagadores de impostos tantos os que tem tatuagem quanto os os tatuadores , e não um seres nefastos como nos foi dito , somos artistas e pais de família e temos sentimentos não somos um bando de loucos , problemáticos .. isso não!!!

TATUAGEM NÃO É CRIME É ARTE E ARTE TEM QUE SER RESPEITADA

BORÉU , UM TATUADOR APAIXONADO PELA ARTE
SETAP-BR – DELEGADO DISTRITO-FEDERAL

BT-TATTOO ( 61 ) 3328-5293
Shopping Conjunto Nacional , 6º andar
sala 6071 , Torre Amarela, Brasilia – DF
www.btattoo.com.br