segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tatuagem e a hepatite C

Hoje em dia com o aumento do contagio da Hepatite C você sabe reconhecer um estúdio que trabalha dentro das normas estipulada pela Vigilância Sanitária e Anvisa?????

Bom se não irei tentar passar de forma simples e direta como reconhecer então os estúdios que estão trabalhando corretamente.

Primeiro o estúdios tem que esta de acordo com as regras de cada estado e seguir as normas de higiene .

Bom qual seria estas normas?????

O tatuador ou o piercer deve mostrar todo o equipamento que irá utilizar no cliente lacrado e sendo aberto na sua frente.

O estúdio deverá ter ambientes separados , para tatuagem e body piercing e ainda contar com uma sala de esterilização aonde nesta sala deve ter Uma Autoclave , um equipamento de ultrassom para limpeza, um equipamento chamado seladora e uma incubadora para verificar a autoclave.

O tatuador deve no ato de tatuar colocar as tintas em recepientes individuais para cada pessoa , isso também para agulhas e biqueiras.

O tatuador ou piercer deve esta devidamente vestindo um E.P.I ( equipamento de proteção individual) completo , que seria avental,mascara , oculos , luvas e tocas descartavéis.

Hoje com a regulamentação dos materiais para tatuagem , todas as tintas devem ter registro na Anvisa e com data de vencimento amostra. Este registro mostra que a tinta utilizada não causa nenhuma reação ao ser humano e a embalagem é estéril e própria para aplicação , peça para ver a tinta utilizada.

O tatuador e o piercer deve ter um curso de biossegurânça aonde ele aprender como deve esterilizar seus equipamentos e como se evitar infecções cruzadas , pois é ai que mora o perigo.
exija este curso , pois ele é uma garantia que o tatuador sabe o que está fazendo e estudou para isso.

Então fiquem bem alerta e observe bem aonde você irá fazer sua tatuagem ou seu piercier , procure estúdios legalizados e credenciados no Setap (www.sindicatodostatuadores.com.br), pois este sindicato só indica estúdios legalizados e que seguem normas de higiêne .
Pergunte , olhe e não tenha medo de mudar de opinião referente ao profissional escolhido , pois escolhas erradas podem trazer grandes prejuízos.

Seguindo estas orientações é quase nulo o contagio de Hapatite C num estúdio de tatuagem.

Temos diversos estúdios sérios no Brasil e que atendem as exigências , procure o seu e boa tatuagem

abraços
Boreu