quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CUIDADO COM CURSOS E MATERIAL DE TATTOO EM FORMA DE KIT .

Bom hoje com o aumento de estúdios de tatuagem e body piercing , aparecem vários cursos por ai na Internet , ou próprios estúdios e tatuadores que dão o tal curso.

Primeiramente nenhum curso de Tatuador ou Piercer hoje é reconhecido e aceito nas secretarias de educação ou de cursos profissionalizantes no Brasil ,por isso não caia em lorota de que ele é reconhecido , os cursos só serão reconhecidos quando passar a lei que normaliza a nossa profissão no congresso nacional que é a PL 2107/07 estamos tentando aprovar esta lei , pois com ela você poderá se tornar um tatuador profissional e não com cursos tabajaras que vende por ai.

Não existem nenhum curso que esteja registrado junto ao Ministério do Trabalho e demais entidades do governo.
Mais também hoje como não existem regras federais ninguém pode te impedir de se tornar o que você quer ser no caso Tatuador.
Mais existem leis que regulamenta os estabelecimentos e as pessoas que trabalham precisam de alguns curso para poder continuar a trabalhar , falarei deles mais na frente.

Então como fazer caso eu descubra que quero ser um tatuador ou piercer nos dias de hoje.

O certo seria você primeiramente ter algum conhecido que seja tatuador e esteja disposto a te ensinar ,pois tatuagem se passa de mestre ao aluno e não se compra num site na Internet , pois estes cursos da Internet não te ensinará nem a soldar uma agulha direito , não te ensinará a você a fazer nada corretamente o aprendizado só vem com o tempo e com muita dedicação pois você não irá aprender em 1,2 ou 5 horas a tatuar alguém isso é fato.

Bom para aqueles que acessam me blog , por acaso já assistiram o seriado MIAMI INK , bom la tem um caso de como deveria ser os curso .
Tem o aprendiz Yoshi (acho que é isso) o cara é o ralador do estúdio , ele que monta as bancadas e depois as limpas , ele que faz a parte de estencil e moldes e depois curativos , bom ele que cuida da parte que tatuador já esta careca de saber e o aprendiz não.

Então primeiramente procure um estúdio , fale que você está a procura de aprender a tatuar e gostaria de trabalhar com isso , caso você seja aceito geralmente o que fazemos e contratar a pessoa como estagiário e começar aos pouco ensinando tudo , pois não será 1 , 2 ou 5 horas você irá passar no mínimo uns 6 meses neste estúdio aprendendo e ralando mesmo.

Irá aprender como manter um ambiente limpo e higienizado , como se evitar infecções , como proceder caso um cliente passe mal , como montar uma bancada , qual maquina é melhor para determinado trabalho , qual agulha é melhor , como sombrear , como colorir bom tudo relacionado a tatuagem.

mais existem alguns cursos que a pessoa que queira aprender e trabalhar com tatuagem possa fazer para ir se aperfeiçoando e no meu ver sejam prioridade para aqueles que queiram aprender mesmo no caso este cursos seriam:

CURSO DE BIOSSEGURANÇA( feito pelo setap ministrado por médicos)
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS (geralmente este curso em escolas de brigadistas )
CURSO DE DESENHO (tem que saber desenhar , pois senão tu vira um copiador e não tatuador)

Estes curso você encontra no site do sindicato , www.sindicatodostatuadores.com.br ou na sua cidade é só se informar. Estes cursos são de suma importância para quem deseja hoje virá um tatuador ou um piercer profissional pois ensinará você a lidar com situações que irão ocorrer todos os dias num estúdio de tatuagem.

Pense se isso será a sua profissão , pois tem pessoas que pensam que tatuagem é uma profissão Lúdica , mais não é, algumas pessoas podem fazer dela uma piada ou uma diversão e não tratar a tatuagem como uma arte séria e de dedicação constante e aprendizado , pois hoje uma tatuagem bonita é valorizada e uma feia da até nojo de se ver.

Por isso caso você que esteja lendo isso , pense muito bem antes de comprar um material de tatuagem e sair por ai tatuado qualquer pessoa , pois você pode num ato sem pensar acabar com a vida profissional de alguém fazendo uma tatuagem sem os mínimos de cuidados.

Uma tatuagem feita de forma errada e com péssimos equipamentos podem causar desde a uma infecção pequena até contrair Hepatite C e outras doenças.
Um tatuagem aonde o iniciante machuque demais a pele pode causar Necrose na pele ou até a perda de algum membro até a morte.

Pois é pense bem , não seja um idiota e saia por ai falando que é tatuador e acabando com a alegria das pessoas de terem uma tatuagem perfeita e sem problemas , pois uma tatuagem mal feita em certas pessoas causa um trauma aonde acaba desacreditando as pessoas que existem profissionais sérios não queimem a nossa profissão aprenda de coração e faça por amor a arte e não somente por ganhar dinheiro.

Concluindo os cursos que são vendidos hoje tanto por alguns profissionais como por loja na internet . não te ajudará em NADA , na sua vida se você quer mesmo ser uma tatuador ou piercer , não pague estes absurdos que te pedem para NADA , você só aprende a tatuar com um pessoa te ensinando e treinamento em pele sintética só a esta maneira e não num DVD de treinamento , isso é um crime o que fazem pois estão te enganando.

ABRA O OLHO E NÃO COMPRE , PROCURE UM PROFISSIONAL CREDENCIADO AO SETAP E SE INFORME

www.sindicatodostatuadores.com.br

abraços a todos que passam por aqui e tenham um bom fim de semana
Boreu
supervisor setap DF