quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CUIDADO COM CURSOS E MATERIAL DE TATTOO EM FORMA DE KIT .

Bom hoje com o aumento de estúdios de tatuagem e body piercing , aparecem vários cursos por ai na Internet , ou próprios estúdios e tatuadores que dão o tal curso.

Primeiramente nenhum curso de Tatuador ou Piercer hoje é reconhecido e aceito nas secretarias de educação ou de cursos profissionalizantes no Brasil ,por isso não caia em lorota de que ele é reconhecido , os cursos só serão reconhecidos quando passar a lei que normaliza a nossa profissão no congresso nacional que é a PL 2107/07 estamos tentando aprovar esta lei , pois com ela você poderá se tornar um tatuador profissional e não com cursos tabajaras que vende por ai.

Não existem nenhum curso que esteja registrado junto ao Ministério do Trabalho e demais entidades do governo.
Mais também hoje como não existem regras federais ninguém pode te impedir de se tornar o que você quer ser no caso Tatuador.
Mais existem leis que regulamenta os estabelecimentos e as pessoas que trabalham precisam de alguns curso para poder continuar a trabalhar , falarei deles mais na frente.

Então como fazer caso eu descubra que quero ser um tatuador ou piercer nos dias de hoje.

O certo seria você primeiramente ter algum conhecido que seja tatuador e esteja disposto a te ensinar ,pois tatuagem se passa de mestre ao aluno e não se compra num site na Internet , pois estes cursos da Internet não te ensinará nem a soldar uma agulha direito , não te ensinará a você a fazer nada corretamente o aprendizado só vem com o tempo e com muita dedicação pois você não irá aprender em 1,2 ou 5 horas a tatuar alguém isso é fato.

Bom para aqueles que acessam me blog , por acaso já assistiram o seriado MIAMI INK , bom la tem um caso de como deveria ser os curso .
Tem o aprendiz Yoshi (acho que é isso) o cara é o ralador do estúdio , ele que monta as bancadas e depois as limpas , ele que faz a parte de estencil e moldes e depois curativos , bom ele que cuida da parte que tatuador já esta careca de saber e o aprendiz não.

Então primeiramente procure um estúdio , fale que você está a procura de aprender a tatuar e gostaria de trabalhar com isso , caso você seja aceito geralmente o que fazemos e contratar a pessoa como estagiário e começar aos pouco ensinando tudo , pois não será 1 , 2 ou 5 horas você irá passar no mínimo uns 6 meses neste estúdio aprendendo e ralando mesmo.

Irá aprender como manter um ambiente limpo e higienizado , como se evitar infecções , como proceder caso um cliente passe mal , como montar uma bancada , qual maquina é melhor para determinado trabalho , qual agulha é melhor , como sombrear , como colorir bom tudo relacionado a tatuagem.

mais existem alguns cursos que a pessoa que queira aprender e trabalhar com tatuagem possa fazer para ir se aperfeiçoando e no meu ver sejam prioridade para aqueles que queiram aprender mesmo no caso este cursos seriam:

CURSO DE BIOSSEGURANÇA( feito pelo setap ministrado por médicos)
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS (geralmente este curso em escolas de brigadistas )
CURSO DE DESENHO (tem que saber desenhar , pois senão tu vira um copiador e não tatuador)

Estes curso você encontra no site do sindicato , www.sindicatodostatuadores.com.br ou na sua cidade é só se informar. Estes cursos são de suma importância para quem deseja hoje virá um tatuador ou um piercer profissional pois ensinará você a lidar com situações que irão ocorrer todos os dias num estúdio de tatuagem.

Pense se isso será a sua profissão , pois tem pessoas que pensam que tatuagem é uma profissão Lúdica , mais não é, algumas pessoas podem fazer dela uma piada ou uma diversão e não tratar a tatuagem como uma arte séria e de dedicação constante e aprendizado , pois hoje uma tatuagem bonita é valorizada e uma feia da até nojo de se ver.

Por isso caso você que esteja lendo isso , pense muito bem antes de comprar um material de tatuagem e sair por ai tatuado qualquer pessoa , pois você pode num ato sem pensar acabar com a vida profissional de alguém fazendo uma tatuagem sem os mínimos de cuidados.

Uma tatuagem feita de forma errada e com péssimos equipamentos podem causar desde a uma infecção pequena até contrair Hepatite C e outras doenças.
Um tatuagem aonde o iniciante machuque demais a pele pode causar Necrose na pele ou até a perda de algum membro até a morte.

Pois é pense bem , não seja um idiota e saia por ai falando que é tatuador e acabando com a alegria das pessoas de terem uma tatuagem perfeita e sem problemas , pois uma tatuagem mal feita em certas pessoas causa um trauma aonde acaba desacreditando as pessoas que existem profissionais sérios não queimem a nossa profissão aprenda de coração e faça por amor a arte e não somente por ganhar dinheiro.

Concluindo os cursos que são vendidos hoje tanto por alguns profissionais como por loja na internet . não te ajudará em NADA , na sua vida se você quer mesmo ser uma tatuador ou piercer , não pague estes absurdos que te pedem para NADA , você só aprende a tatuar com um pessoa te ensinando e treinamento em pele sintética só a esta maneira e não num DVD de treinamento , isso é um crime o que fazem pois estão te enganando.

ABRA O OLHO E NÃO COMPRE , PROCURE UM PROFISSIONAL CREDENCIADO AO SETAP E SE INFORME

www.sindicatodostatuadores.com.br

abraços a todos que passam por aqui e tenham um bom fim de semana
Boreu
supervisor setap DF

22 comentários:

Viva a Vida disse...

O texto ficou da hora!! Muito bom mesmo! Abrak e se cuida.

.Saumensch. disse...

Acredito que os cursos em dvd comprados pela internet sejam mais para o aprendizado da manipulação da maquina e talz. Não acho que é tudo um absurdo como vc diz, acredito que seja uma profissão séria, com responsabilidade incalculavel. Discordo qndo vc diz q para ser tatuador eh preciso saber desenhar. infelizmente nos dias de hj a maioria dos tatuadores não são de fato desenhistas e posso dzer que cnheço otimos nesse caso. Assim como muitos desenhistas não cnseguem tatuar, tudo é muito relativo, tatuar eh uma arte que pode ser aprendida com o tempo, e eh claro não esqcendo o DOM !!!

Boreu disse...

Bom , eu nunca me tatuaria com um tatuador que não saida desenhar e infelizmente existem muitos picaretas no mercado queimando o filme da profissão é só olhar no orkut que vc verá o que estou falando e muitos do que estão la se dizem profissionais e possuem loja própria e muitos clientes vam e fazem suas tattoos horrendas nestes lugares , não discordo que possa aprender com o tempo , mais .....tem de estudar e muito e não é com curso em dvd que irá aprender.
abraços
Boreu

ana disse...

Obrigada pelas dicas e esclarecimentos já que cheguei até aqui observando o "dom" de desenhar de minha filha. A relevância de que se estudar é preciso, justifica-se principalmente pelos riscos a que estarão sujeitos as pessoas que buscam a estes profissionais, sejam estes bons e o que dizer se forem maus desenhistas.

Paulo disse...

Fiz minha primeira tatoo com o Boreu a 10 anos atras, e não é puxando saco nao pq eu não sou homem disso mais eu falo pra todo mundo que é a minha tatoo mais simples porem a melhor, enfim, Boreu virei um amante da tatuagem por enquanto eu tenho 10 mais tenho planos de fazer muito mais e estou pensando em começar a tatuar, na verdade essa ideia ja vem a algum tempo ja andei conversando com alguns tatuadores, rabuja, cristiano entre outros, e eu gostei da sua ideia e gostaria de saber se vc me daria essa oportunidade de trabalhar com vc para aprender tudo que eu puder, eu sou brigadista trabalho na área, então a parte de primeiros socorros eu ja tenho. Obrigado Paulo Storti

Boreu disse...

Ola Paulo depois entre em contato
abração

Eryca Silva disse...

Paulo, eu tenho dúvidas se pra ser tatuador precisa de algum certificado ou não? Eu amo desenhar, e desenho bem, tenho o interesse de tatuar e inclusive já tenho algumas tatuagens, mas tenho essa dúvida!


Eryca.

Boreu disse...

Ola Eryca
seguinte hoje por lei não existe nenhuma regra , para alguém começar a tatuar , mais seria muito interessante , caso queira ter uma boa pegada de desenho , ter um curso de biosegurança , pois este curso irá te dar base na questão de saúde para vc e para seu cliente , e também um curso de primeiros socorros , pois é importante.
O ideal seria juntar com um profissional para pegar o jeito , pois tatuagem hoje em dia é passada de tatuador a aprendiz , este é o único jeito de se aprender corretamente.

abraços

Boreu

Lucas.net disse...

Boreu sou o Lucas aqui do DF e gostaria de saber se vc me indicaria alguem daqui para me passar alguns encinamentos... Sou desenhista a mais de 4 anos e fasso grafite ... Acho que tenho muito oque aprender ainda , não me acho um proficional mais sei desenhar... Bom tenho 17 anos fasso 18 agora em abril do ano que vem e sempre gostei de tatooagens , nunca pude fazer uma pois minha familia odeia isso ... Gostaria de um dia quem sabe ser um bom tatooador! Bom ainda sou muito jovem e quero começar de agora ; e ai Boreu tem algum amigo seu da area de Brasilia ou do DF que vc me indicaria a estar visitando o studio dele para ver se me torno um aprendiz dessa arte??
Agradecido ...Lucas
>>Email para contato<< >> lucas_21_mg@hotmail.com<<
Estou aguardando sua Resposta .. Vlw!!

Anônimo disse...

A pessoa sonha em ser tatuador... Desenha brilhantemente... Tem que apelar para cursos e kits de internet mesmo... Pois vc mesmo disse que a pessoa tem que ser aceita... Aceita por amizade ou camaradice, isso é super chato... Eu não faria um curso para puxar saco do tatuador para ver se ele me aceitaria. Dom não se discute, por isso as pessoas apelam para esses cusros! Não corcordo com o que vc disse soou prepotente, me desculpa!

Boreu disse...

Bom ,é isso ai ,cada um tem a sua opinião sobre o assunto , respeito isso.
abraços

Anônimo disse...

Olá,tudo bom?? Então, achei seu texto muito com relação ao conteúdo, tirou muitas das minhas dúvidas e é exatamente o tipo de informação que eu procurava. Só vou te dar um toque, vc cometeu muitos erros gramaticas e ortográficos(como mais com i para contradição) procure melhorar isso, pq o seu blog já tem um conteúdo mt bom pra deixar que boberinhas como essa te atrapalhem;D abraços Bela

Thiago disse...

eu não desenho bem mais quero ser tatuador isso atrapalha alguma coisa?
voce dá curso de tatuador?

Anônimo disse...

É Boreu... Só queria saber se mesmo tu sabendo desnhar, suas primeiras tatuagens foram tão incríveis assim, pois não há possibilidade alguma... E tu sabe muito bem do que estou falando... kkkkkkkk...!!!

thiago disse...

Olá precisa ser maior de idade pra poder fazer um curso de tatuador?

thiago disse...

precisa ser maior de idade para fazer o curso de tatuador e body piercing

ROSE disse...

BOREU GOSTARIA MUITO DE SABER COMO FAÇO PARA COMEÇAR NESTA AREA DE TATTO ,QUAL O PRIMEIRO PASSO AMO TATTO,POSSUO DUAS LOJAS DE ROCK EM BRASILIA E GOSTARIA DE OFERECER O SERVIÇO DE TATTO MAS MEUS AMIGOS TATUADORES TEM MEDO OU SE SENTE AMEAÇADOS COM A IDEIA DE ENSINAR SOU MULHER E MUITOS PROCURAM POR ESTE MOTIVO ADMIRO SEU TRABALHO.

Boreu disse...

Ola Rose
seguinte este ano , teremos o curso de biosegurança tanto para tatuadores como para iniciantes.
esse já é um passo para entrar neste ramo.
também no mês que vem teremos curso teórico e prático para iniciantes em tatuagem,
entre em contato conosco pelo e-mail
boreutattoo@gmail.com

atenciosamente

Boreu

Cruella disse...

Realmente seu texto ficou muito bom e conciso, mas só gostaria de ressaltar um detalhe, aonde você fala sobre o curso de desenho. Acredito que antes de você falar sobre copiar e não ser um tatuador, você deveria aprimorar suas técnicas de luz e sombra, traçado... afinal suas tatuagens são bem simplórias, com pouca exploração de luz e sombra.
Vlw, melhoras ae.

Boreu disse...

cada um tem a sua opinião e respeito isso , mais eu tenho meu trabalho e gosto dele assim , meu estilo é esse , e o que eu falo no blog é que quem começar hoje tem uma gama de assunto e formação para se aprimorar.
e não precisa copiar ou tentar ser o que não é.
faça a sua parte que eu faço a minha parte.
e eu também não gostei dos seus traços e desenho , estude mais.
abraços

Anônimo disse...

Primeiramente boa noite Boreu meu nome é Rodrigo moro em Brasilia. Bem tenho sim interesse em fazer tattoo porém sempre achei que era nesario obter conhecimento na area que deseja atuar.Abradeço pelos esclarecimentos nessa post se possivel caso utilie da rede social face book para lhe contatar paa esclarecer outras duvidas sobre a aárea pois deseja ser um profissional realmente., diferente de alguns tauadores que conheço.

obrigado abraços.

Boreu disse...

Opa , então tenho facebook é só me procurar lá que vc me acha
abraços